Cervejaria ROFER24/09/2015

Itupeva/SP

cidade

-

terreno

234,73 m²

construção

Existem várias maneiras de abordar a criação de um projeto, algumas vezes são as questões puramente técnicas de quem encomendou tal equipamento ou mesmo questões pessoais de quem vai utilizá-lo ou habitá-lo, influenciando com suas preferencias pré-estabelecidas. O que faz com que tenhamos um exímio cuidado desde a abordagem sobre as especificações técnicas ao gosto pelos materiais de acabamento e neste caso, uma atenção a rentabilidade que este projeto tem o potencial de alcançar. Desde o início fomos contratados com muita liberdade para estudarmos onde este equipamento poderia chegar, quais determinantes afetariam o resultado final, pois nossa intenção quando desenvolvemos um projeto arquitetônico sempre foi a que o produto final satisfaça as expectativas de quem encomendou, neste caso a Cervejaria ROFER, além do público consumidor, pois entendemos que esta relação tem o objetivo de gerar lucro e o lucro se gera com a satisfação das partes.

Com tais metas, o projeto foi desenvolvido através do estudo aprimorado do sítio de forma a escolher o melhor local possível para a implantação, localizado dentro de uma grande propriedade em Itupeva/SP, sempre respeitando os equipamento já implantados como o prédio onde é fabricada e armazenada as cervejas e a pérgola onde são consumidos e degustados os produtos da ROFER, considerando ainda o jardim de seu entorno que perfaz todos os arredores destes equipamento visamos preservar e enaltecer  a ideia do “BIERGARTEN” ou seja “Jardim da Cerveja” já tão apreciado pelos consumidores. A implantação de um novo prédio independente dos demais foi locado entre o prédio da fábrica e o limite frontal do lote para assim preservar o paisagismo existente e revitalizá-lo. O Projeto com área de 222,00m² possui um amplo salão/restaurante além de recepção, administração, banheiros, cozinha e varanda.

Para não perdermos o aspecto fabril industrial do local optamos por uma volumetria simples retangular com poucas paredes e fechamentos versáteis ora com perfis metálicos e vidros ora com chapas perfuradas para acentuarmos a relação de dentro e fora com fluidez. A Cobertura com quatro águas invertidas trouxe uma leveza incomum pois determina um ângulo obtuso com relação as paredes, fortalecendo os aspectos de conforto termoacústico e luminotécnico, privilegiando a Iluminação natural e ventilação cruzada bem como o escape do calor interno gerado quando o equipamento estiver em uso.  Os Tijolos cerâmicos foram reaproveitados proveniente do próprio local já que uma pequena residência dos anos de 1950 foi demolida, bem como o madeiramento de sua cobertura será utilizado para a fabricação da pérgola do projeto. Outros materiais empregados como cores, texturas e acabamentos foram escolhidos frente a estabelecer uma relação equilibrada entre aspecto rústico industrial e a inovação do desenho arquitetônico, do design de interiores e do projeto paisagístico. Resolvemos o projeto com o raciocínio simplificado, porém elegante, levando em consideração o custo benefício e a questão comercial, itens estabelecidos entre a Cervejaria ROFER e a AMBTE Arquitetos & Associados.

SITE-ROFER-CORTE-A SITE-ROFER-CORTE-B SITE-ROFER-PLANTA